INGREDIENTES:

– 1 costela de novilho precoce pesando entre 7,5kg e 8kg

– 1 litro de vinho branco seco

– Sal grossoMODO DE PREPARO:

1- Limpe completamente a costela deixando a peça pronta para a receita.

2- Usando uma faca bem afiada, retire com muito cuidado o matambre (tecido gorduroso que fica entre a pele e a gordura). Se ele não for retirado, vai impedir o correto cozimento da peça e a carne poderá ficar dura. Aproveite o matambre para usar numa receita recheada.

3- Sem aprofundar muito o corte da faca, faça alguns talhos transversais na gordura. Na medida em que a carne for assando, esses cortes se abrem e facilitam o derretimento da gordura.

4- É hora de colocar o vinho branco espalhando bem com a mão para que toda a peça seja envolvida.

5- Distribua uma porção generosa de sal grosso sobre o lado da gordura.

6- Envolva toda a peça com seis voltas de papel celofane próprio para churrasco.

7- Separadas a picanha e a maminha, limpe com todo o cuidado o miolo da alcatra, retirando todos os nervos e o resto do sebo. Isso é muito importante para se chegar aos três cortes restantes. Caso queira uma carne mais magra, tire também a gordura;

8- Agora é a hora de separar o tender-steak, que fica na parte superior da alcatra e é reconhecido por sua cor vermelha mais escura em relação ao resto do miolo. Ele também é preso por uma membrana que se pode sentir com as mãos. Sem retirar o tender-steak não se chega aos outros dois cortes;

9- Depois desse tempo, retire com cuidado o papel celofane e leve a peça de volta à grelha por mais 45 minutos, ainda com a parte do osso voltada para baixo. Vire e deixe mais 15 minutos sobre o braseiro só para dourar.

Obs: Esta costela também pode ser preparada no forno, que deve estar com a temperatura alta (entre 180º e 200º). Deixe assando por 15 minutos e, depois, baixe a temperatura para 150º. Então, asse por mais quatro horas.

Fonte: Livro de Receitas – Luiz Fernando Almeida Caixeiro